quinta-feira, 31 de maio de 2012

IDENTIDADE CULTURAL E INTINERÁRIO EDUCATIVO



Desde o seu surgimento o homem possui uma trocade experiências estabelecida entre si.
Todos os conhecimentos e modos de agir dão origem à cultura. E toda sociedade possui sua própria cultura, independentemente do lugar em que vivem.
Até mesmo um bebê antes mesmo de nascer já começa a se socializar dentro do ventre de sua mãe, pois existem várias pessoas ao seu redor criando uma relação social e cultural, após o seu nascimento quando estiver falando ou aprendendo a falar ele vai adquirir uma língua que é sem dúvida uma herança de sua cultural, até mesmo o seu modo de vestir, agir e falar.
A identidade cultural caracteriza as pessoas pelo modo de agir, de falar, é como se as “rotulasse” a partir dos modos específicos de sua cultura.
A identidade cultural nada mais é do que o fruto da miscigenação de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes. Ela é a  identidade que move os sentimentos e os valores  nas mais variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana.
Desse modo podemos afirmar que todos possuem uma identidade cultural, e isso não é diferente no ambiente escolar. Todo professor tem desafio ministrar e elaborar a aula de forma que esta atenda a necessidade de todos independente de sua cultura. Para isso deve se estabelecer a cultura como um contexto na prática pedagógica.
Para que o conhecimento não fica sem poder ser executado devido as diferenças culturais, pode se conciliar através do dialogo entre a escola e os pais,  introduzindo uma pratica que esteja direcionada ao tipo de cultura local.
As culturas a serem abordadas em sala de aula, devem ser as mais diversificadas o possível, tendo como objetivo animar os alunos e instigar o conhecimento entre eles de diferentes identidades culturais que não a que ele  já vive.  Muitas vezes por estarem acostumados demais com a sua cultura as pessoas podem discriminar a a identidade cultural de seu próximo, até mesmo os alunos. Muitas vezes pode-se observar  os mais pobres, os negros, os portadores de necessidades especiais, os homossexuais e até os imigrantes, serem alvos de preconceito, só por terem uma identidade cultural diferente, e até mesmo serem classificados como “menos  qualificados”. Nesse momento é o qual o professor deve interagir com as diversas culturas dentro da sala de aula, fazendo com que esses alunos possam se integrar com o restante, compartilhando assim suas ideias e descobrindo   as novas culturas, aumento a capacidade de desenvolvimento dos alunos.
É essencial o educador conhecer a história cultural do educando, sendo aquele que vai estimular seu aluno ao longo caminho da educação. Desse modo o educador aperfeiçoa sua prática pedagógica e favorece o ambiente no espaço escolar para o ensino e aprendizagem tornando a aprendizagem rica e satisfatória.

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